Dal Trentino

Il 21 febbraio in Brasile è il “Dia nacional do imigrante italiano”

Fonte: https://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/it/

Casa di Dante – ICIB Instituto Cultural Italo-Brasileiro

Il 21 febbraio di ogni anno sarà in Brasile il giorno nazionale dell’immigrazione italiana. La data e’ stata istituita con una legge federale promulgata il 2 giugno 2008 dal Vice Presidente della Repubblica brasiliana, Jose’ Alencar, nel palazzo presidenziale del Planalto, a Brasilia, nel corso di una cerimonia alla quale hanno partecipato l’Ambasciatore d’Italia in Brasile, Michele Valensise, e tutti i Consoli. 

Il 21 febbraio del 1874 è la data a cui viene fatto risalire il promo sbarco in Brasile degli emigranti veneti, a Vitoria, nello stato brasiliano dell’Espirito Santo. Con questa nuova legge federale il Brasile rende omaggio al contributo che l’emigrazione italiana ha fornito alla cultura, all’economia e al carattere nazionale del Brasile.

Famiglia trentina di Rio Dos Cedros-Timbò.

Parabéns aos descendentes de italianos .

Imigrante italiano no Brasil
Dia 21 de fevereiro celebramos 149 anos da imigrante italiana no Brasil.
Instituído em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história do país.
Essa data foi escolhida para relembrar a chegada em Vitória (ES) do navio La Sofia, em 21 de fevereiro de 1874, dia que ficou marcado simbolicamente como o início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil.
Segundo o projeto de lei que instituiu a comemoração, de autoria do ex-senador capixaba Gerson Camata (1941-2018), o objetivo é “prestar a devida homenagem ao imigrante italiano, que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa”.

A chamada Expedição Tabacchi partiu do porto de Gênova e levou ao Espírito Santo italianos do Trentino, que, na época, pertencia ao Império Austro-Húngaro. Mas antes disso já havia relatos da presença de colonos em Santa Catarina, tanto que existe uma polêmica entre os dois estados sobre a origem do fenômeno migratório.

A controvérsia se dá porque, em 1836, estabeleceu-se na atual São João Batista (SC) uma colônia chamada Nova Itália, formada por cerca de 30 famílias provenientes da Ligúria, então pertencente ao Reino da Sardenha.

A Expedição Tabacchi, no entanto, deu início a um movimento constante e organizado de migração italiana para o Brasil. O navio La Sofia trouxe 386 pessoas, sendo que a maioria delas tinha passaporte austríaco, já que o Trentino só seria anexado pela Itália após a Primeira Guerra Mundial.

O organizador da expedição, Pietro Tabacchi, era um comerciante que havia falido nos anos 1850 e viajado ao Brasil para escapar dos credores. Segundo o historiador Renzo Maria Grosselli, especialista em movimentos migratórios italianos, Tabacchi tinha uma loja de secos e molhados em um povoado chamado Vera Cruz , mas também vendia madeira de jacarandá.

Em 1873, ele assinou um contrato com o governo central para levar ao Espírito Santo um grupo de camponeses italianos, que desembarcariam no Brasil em fevereiro de 1874, provavelmente no dia 21.
O empreendimento, no entanto, não prosperou, já que muitos italianos fugiram para colônias que pagavam mais do que Tabacchi. O comerciante ainda tentou entrar na Justiça, mas logo morreu de ataque cardíaco.
Muitos dos imigrantes iriam para Santa Teresa, reconhecida oficialmente em 2018, pelo então presidente Michel Temer, como “pioneira da imigração italiana no Brasil” – Santa Catarina também protesta contra essa decisão.
Com a Itália em crise em meados dos séculos 19 e 20, centenas de milhares de camponeses decidiram tentar a sorte nas lavouras do Sudeste e nas colônias do Sul. O resultado disso foi o maior movimento migratório internacional da história do Brasil, que hoje abriga milhões de ítalo-descendentes.
Entre 1887 e 1978, mais de 700 mil italianos passaram pela Hospedaria de Imigrantes do Brás, em São Paulo, que ficaria conhecida como “a maior cidade italiana fora da Itália”.

“Os italianos primeiro e depois os ítalo-brasileiros – estes últimos hoje estimados em cerca de 32 milhões – deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Brasil, em todos os setores. Superada uma difícil fase inicial, representam agora uma comunidade fundamental na vida do Brasil – política, econômica, científico-cultural e social -, motivo de orgulho para dois países unidos por laços fraternos de amizade e intensa colaboração, em todos os campos”, diz a nota.


! Fonte ANSA

Lascia una risposta

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.