Dal Trentino

Gabriel Dalmolin

Gabriel Dalmolin é um jovem de 23 anos, natural de Rodeio (estado de Santa Catarina), graduado em História pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Embora Dalmolin possua um sobrenome de origem vêneta , é descendente de famílias trentinas como Frainer, Fronza, Demarchi e tantas outras.

Archivio Gabriel Dalmolin

O historiador é autor de dois livros publicados o primeiro intitulado “A Sociedade da Capela” (2020) que analisa os conflitos religiosos e étnicos nas comunidades de Rodeio, Ascurra e Rio dos Cedros na virada do século XIX para o XX. Neste livro, foi bastante inspirado pelo movimento da micro-história que tem como pilares os historiadores italianos Giovanni Levi e Carlo Ginzburg.

Enquanto que seu segundo livro “Laços Transoceânicos” (2021) narra as ligações do município de Rodeio com o Trentino fortalecidos com o Centenário da Imigração Trentina para essa cidade, comemorado em 1975 até a consolidação do Pacto de Amizade da mesma cidade com a comuna de Fornace. Além disso, estuda as “redes de sociabilidade” das famílias fornasi em Rodeio, tais como os Stolf, Girardi, Pisetta, Cristofolini, Tomelin, Agostini, Lorenzi, Valler, Scarpa e Caresia. Essas “redes” tratava-se de uma estratégia baseada no casamento e no apadrinhamento de pessoas da mesma cidade de origem, isto é, Fornace, como medida protetiva em terras estrangeiras. Por enquanto, o livro ainda não está disponível na Itália, embora o autor esteja providenciando a publicação na plataforma digital Amazon, para a venda em E-book. O autor também conta com uma página no Facebook que leva seu nome, onde publica diariamente sobre a imigração trentina e italiana no estado de Santa Catarina.

Lascia una risposta

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.